top of page
Atendimento via Chat -  Corretores Malu e Bazani

5 motivos para amar o Morumbi!

  • Foto do escritor: Corretores Malu&Bazani
    Corretores Malu&Bazani
  • 30 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura



O morador da cidade se acostumou a chamar de Morumbi toda a área vasta que se estende do Butantã ao Campo Limpo. Na verdade, a região abrange um conjunto de onze bairros. A área foi uma das últimas a ser urbanizadas na cidade. Até a década de 40, o local era conhecido como Fazenda Morumbi e pertencia ao inglês John Rudge, que trouxe o chá da Índia ao Brasil.


Em 1948, o engenheiro Oscar Americano comprou a propriedade e loteou. Como as quadras eram extensas e caras, as famílias ricas da cidade compraram. Desde então, ganhou fama de berço da classe alta paulistana. Hoje em dia, mostra-se um local com muitos contrastes: endereço de personalidades, como o apresentador, mas também da classe média e pobres (há três favelas na região, uma delas, Paraisópolis, a quarta maior do país). O roteiro a seguir reúne as melhores atrações do pedaço:



1. Ao começar a urbanização no fim da década de 40, o engenheiro Oscar Americano se preocupou com a arborização de seus futuros bairros-jardins. Plantou um exemplar de cada uma das espécies da flora brasileira na área. Essa floresta urbana se reduziu ao longo dos anos no Morumbi (aliás, trata-se de um dos bairros com o maior número de lançamentos de incorporadoras), mas ele segue com imensas áreas verdes e ruas arborizadas. Por exemplo, quem circula pela Avenida Morumbi, uma das principais dali, ainda sente um clima mais fresco e um cheirinho de mato.





2. Para quem quiser tomar um chopinho no fim de tarde, a pedida é o Bar Benedito. No estilo “boteco chique”, lembra as casas da Vila Madalena, com mesinhas de madeira que avistam a rua. O chope Brahma é bem cremoso e custa 7,90 reais.




3. O bar-restaurante Nossa Senhora virou ponto de encontro de quarentões e cinquentões que fazem uma pausa no meio do trajeto trabalho-casa ou buscam uma refeição com clima mais relax no fim de semana. Para relaxar, os convivas elegem as mesas na área externa e pedem um chopinho tirado nos conformes..




4. Vale a pena conhecer o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O local possui um rico acervo artístico, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva e Aldemir Martins. Diversas dessas peças podem ser vistas durante as exposições temporárias. Ao longo das visitas, admira-se ainda o Salão dos Pratos e a Galeria dos Governadores. O passeio é de graça e acontece de terça a domingo, das 10h às 17h.

Em frente ao palácio, encontra-se a Praça Vinícius de Moraes, onde o pessoal do bairro se exercita ou passeia com cachorrinhos. Possui uma pista de 1 500 metros de extensão, aparelhos de ginástica, mesas de piquenique e ampla área de concreto cercada por bancos, ideal para as primeiras pedaladas da garotada.




5. Fique de olho na Casa da Fazenda do Morumbi, uma construção de 1813 tombada pelo Conpresp por conta da importância histórica, em uma área verde de 8 000 metros quadrados. Nos anos 50, serviu de cenário para o filme Sinhá Moça. Hoje, é usada como bufê para festas. Por isso, deve-se ligar em horário comercial para agendar uma visita (tel: 3742.2810). Mas vale a pena. O lugar tem ainda uma capela linda, projetada pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik.







Comments


bottom of page